Aumentando a eficiência dos filtros de Spam no Zimbra

spam-bannerAs configurações default de filtro de Spam no Zimbra são um pouco tolerantes com a passagem de spans embora o administrador possa aumentar a sua eficiência, todas essas configurações podem ser feitas pela interface de administração do Zimbra, então vamos lá.

1. Dentro do Administrador Zimbra ir em Configurações Globais->MTA e dentro do grupo Verificações de DNS verificar se está habilitadas as opções Endereço IP do cliente e Domínio do remetente para que o Zimbra faça a verificação de DNS reverso.

Adicionar também as listas RBLs abaixo que eu recomendo por serem bastante eficientes, você pode pesquisar no google como trabalha cada uma delas para ter certeza se deverá por ou não em funcionamento.

zen.spamhaus.org

sbl.spamhaus.org

dsn.rfc-ignorant.org

bl.spamcop.net

cbl.anti-spam.org.cn

cdl.anti-spam.org.cn

cblplus.anti-spam.org.cn

cblless.anti-spam.org.cn

2. Ainda dentro de Configurações Globais selecionar agora a aba AS/AV, ai dentro ficam as configurações de como o Anti Spam deverá trabalhar. O Anti Spam trabalha basicamente com probabilidades de um determinado e-mail ser ou não ser um spam, para isso internamente ele utilizará as listas de spam, a verificação do reverso do DNS, o assunto e o texto que compõe um determinado e-mail então deveremos configurar assim.

Excluir acima do percentual: alterar para 65%

Identificar como spam acima do percentual: alterar para 20%

Clicar em Salvar

Ou seja, se o Anti Spam determinar que uma mensagem tem percentual maior ou igual à 65% o e-mail será deletado e nem chegará a ir para a caixa de spam, e se um e-mail tiver percentual de 20% ou mais ele irá para a caixa de spam. Esses valores poderão ser adequados de acordo com a sua necessidade, podendo trabalhar dessa forma liberando com a lista branca cuja configuração já foi tratada em artigo anteriormente. (ver artigo)

Para ver os domínios que foram bloqueados pelo Anti Spam consulte o log em:

/var/log/messages

5 ideias sobre “Aumentando a eficiência dos filtros de Spam no Zimbra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *